Você já parou para pensar o por que você faz ou simplesmente pensa em fazer investimento? Dependendo de sua resposta já pode ajudar a entender o conceito de investir.
Aplicar um capital hoje com a expectativa de ter um valor de retorno financeiro futuro, superando valor investido, é bem diferente do que poupar.
Mas o desafio mesmo é saber como fazer investimentos inteligentes. No entanto, a dúvida persistente é. Por onde começar?
E por esse motivo preparamos esse artigo, para lhe ajudar nessa jornada do mundo dos investimentos.
Os investimentos em Renda Fixa
Nesse tipo de investimento, as opções são mais estáveis, com um menor risco e com uma previsibilidade de ganho.
Como se fosse um tipo de empréstimo, com o investidor aplicando uma certa quantia para o governo, banco ou até mesmo empresa em troca da rentabilidade do ativo (os juros sobre o investimentos).
Os títulos do tesouro direto, poupança, CDI (Certificado de Depósito Interbancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), CDB (certificado de Depósito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são os principais investimentos, podendo ser divididos em pré-fixados e pós-fixados.
No pré-fixado, o investidor aplica o dinheiro (por exemplo: tesouro Direto), enquanto isso no pós-fixado, a rentabilidade irá depender da flutuação de algum certo índice referente (exemplo: CDI).
Os investimentos em Renda Variável
Como o nome sugere, nesse tipo de investimento, como ações em bolsa, os retornos não são fixos e são muito afetados pela economia e pelo mercado.
No entanto, a volatilidade pode trazer maiores retornos aos investidores, principalmente no caso dos investimentos em renda fixa, por outro lado, devido à instabilidade, é necessário ter cautela para enfrentar maiores riscos de perda.
A taxa de retorno pode oscilar para cima e para baixo. Portanto, além de mais pesquisa e compreensão do investimento, também é importante prestar atenção aos cenários econômicos, taxas de juros e custos para se preparar para um investimento inteligente.
Tenha mais conhecimentos sobre rentabilidade
Também é importante compreender os fatores que afetam a rentabilidade. Principais preocupações de cada investidor.
Conceitualmente, a lucratividade indica quanto o investidor receberá do capital investido em um determinado ativo.
Ou seja, é a capacidade de retorno proporcionada pelo ativo e leva ao crescimento da moeda de investimento.
Por exemplo, apenas destacando os investimentos em uma renda fixa, não existe cobrança de Imposto de Renda sobre LCA.
Bem diferente do CDB, que possui uma incidência do Imposto de Renda (de cerca de 22,5% a 15%) e do IOF (Imposto sobre as Operações Financeiras) em operações abaixo de 30 dias.
E nos investimentos em uma renda variável, não pode se esquecer das taxas de corretagem por exemplo, que também gera um impacto na rentabilidade.
Dicas para fazer investimentos mais inteligentes
Aprender sobre a renda fixa e renda variável e saber mais sobre rentabilidade são dicas bem importantes para quem deseja fazer investimentos inteligentes.
Mas outras formas podem e devem ser feitas pelo investidor sim, especialmente para os iniciantes, para um avanço e projetar o retorno esperado sobre o que planeja investir.
Veja as dicas sobre como investir de uma forma inteligente.
Possua um objetivo
Não invista apenas por investir. Sendo assim, os investimentos mais inteligentes serão aqueles que o investidor faz tem um ou mias objetivos em mente.
Não bastando apenas o desejo de “juntar dinheiro”, você deve definir o destino que dará para o seu lucro obtido com o investimento.
Além do lado bem prático que pode fornecer, isso também tem um lado motivacional.
Irá fazer com que o investidor mais atento para acompanhar a rentabilidade com uma maior atenção e agindo para que o objetivo seja comprido quanto antes.
A origem do capital para o investimentos
Quando a dúvida sobre como investir da forma mais inteligente, uma coisa é a correta: o dinheiro para investimentos deve ter origem numa reserva mantida especialmente com esse foco.
É um erro e nada de inteligente, portanto querer investir usando apenas o “dinheiro do dia a dia”, o mesmo que foi usado para pagar as contas da sua casa.
Mais do que apenas uma dica para realizar os investimentos inteligentes, trata-se de uma regra que não pode ter exceção.
Por dois importantes motivos, por um lado, pode causar certos prejuízos no orçamento familiar, já por outro lado, pode prejudicar a estratégia de investimento pois, em caso de emergência, o investidor pode ter que resgatar o dinheiro desse investimento e isso gerara um certo impacto negativo na rentabilidade.
Defina o seu perfil de investidor
Nesta dica, o investidor precisa fazer uma auto avaliação para que defina qual seria seu perfil de investidor:
Conservador
Geralmente, prefere investimento de renda fia coo Tesouro direto, CDB entre outros.
Procura por segurança, mesmo que deixe de ter uma rentabilidade bem maior com outras opções no mercado.
Priorizando assim, a manutenção do dinheiro a fim de evitar as perdas.
Moderado
Foca nos ativos com uma rentabilidade bem acima da média, sem correr os riscos. Isso é, aceita correr riscos, mas com uma certa moderação.
É visto como um investidor que já sabe o caminho par o aumento de seus investimentos, mas não ao ponto de arriscar a perca de algum dinheiro.
Invista em fundos de ações Letras Financeiras, debentures os fundos do multimercado.
Agressivo
Na procura por uma rentabilidade maior, uma pessoa que assume os erros, mas trabalha com uma carteira de investimentos que inclui opções com perfil conservadora e moderadas.
Sendo assim, a rentabilidade está em primeiro lugar. O fato de preferir que as operações na Bolsa de Valores indica a necessidade de ter um amplo conhecimento sobre o mercado de ações em si.
Você se identificou com algum dos perfis acima? Lembre-se de avaliar com o tempo. O importante é o investidor conhecer não somente o mercado de investimentos, mas também seu próprio limite.
É o que ajudar, no seu plano sobre como investir de forma inteligente, a escolher qual ou quais dos investimentos mais se encaixam com seu perfil.
Lembre-se de realizar todo o processo com muita atenção e cuidado, para que nada dê errado.