Educação financeira é algo que vem sendo muito discutido atualmente. Muitas pessoas estão adquirindo esse hábito e outras tentando aprender o caminho.
Um hábito que pode gerar muitas vantagens e consequentemente uma qualidade de vida melhor.
No entanto, muitas pessoas que estão interessadas em começar não sabe ao certo como. Já outras ao menos sabem exatamente do que se trata.
Portanto, se você busca por uma melhor compreensão sobre isso, confira no artigo abaixo que preparamos especialmente a você!
O que é educação financeira?
Se você deseja ter suas finanças em dia e ter uma vida mais tranquila em relação à dor de cabeças que as dívidas podem gerar, conhecer esse conceito será um dos passos mais importantes.
Afinal de contas, com ele, você saberá como evitar as situações que irá prejudicar sua saúde financeira.
De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de educação financeira é o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e os serviços financeiros, se tornando assim capaz de fazer as escolhas bem informadas.
Além disso, a educação financeira também possui a possibilidade de ser mais consciente em frente as oportunidades e aos riscos envolvidos nos mais variados dos tipos de investimentos envolvidos.
De maneira resumida, a educação financeira é uma habilidade de lidar com as finanças de uma maneira que os ganhos possam cobrir todos os gastos, sem afetar a qualidade de vida.
Isso significa que quem possui uma boa educação financeira são as pessoas que possuem muito dinheiro? Claro que não.
É apenas que não importa o quanto você vai ter no bolso mas que irá aprender a valoriza-lo pensando no futuro.
Desse modo, quem possui uma vida financeira bem educada tem um estilo de vida muito mais tranquilo, e consequentemente, vai poder aproveitar melhor as chances para fazer seu dinheiro se multiplicar com muita segurança e praticidade.
Qual a importância da educação financeira?
A educação, muito além apenas dos benefícios que já citamos, pode lhe proporcionar outra vantagem: como lidar com seu dinheiro sem ser controlado por ele.
Com ela, você terá mais controle sobre todas as suas finanças, e uma melhor administração do seu dinheiro.
Sendo assim, mais fácil de economizar dinheiro para adquirir um imóvel e sair do aluguel, ou ainda pensar numa aposentadoria bem mais tranquila, ou uma boa faculdade para seus filhos.
Ter uma boa educação financeira é poder honrar todos os seus compromissos do dia a dia (como contas de luz, telefone, água, aluguel, combustível, supermercado, etc.).
E mesmo assim, ter condição de realizar outras atividades prazerosas com as pessoas queridas.
Por fim, os benefícios são diversos, mas podemos resumir tudo em três palavras: qualidade de vida. Não apenas a você, mas para todos ao seu redor.
O curso de educação financeira gratuito
Todo o discurso sobre as vantagens de ter uma boa educação financeira pode sair dos trilhos se não for colocado da maneira certa em prática.
Mas como usar uma ferramenta sem ao menos saber como funciona? Por esse motivo o primeiro passo em rumo a sua independência financeira tem que ser o estudo.
Isso não significa que você precise de um diploma em Economia. E sim que será necessário aprender os principais fundamentos da educação financeira antes mesmo de colocar a mão na massa.
Mas uma dúvida recorrente seria, onde aprender esse tema? Muitas pessoas costumam desistir por ai, pensando sem ao menos tentar que vão precisar gastar dinheiro para aprender usar ele. Mas não se preocupe.
É possível encontrar ótimos materiais que abordam o assunto sem ao menos pagar por nada.
Existe uma diversidade de sites e aplicativos que oferecem um conteúdo de excelente qualidade totalmente de graça.
Todavia, aqui vai uma dica: lembre-se de sempre consumir informações de fontes de extrema confiança.
Não acredite em qualquer coisa da internet. No entanto, infelizmente, há muitas pessoas que vendem sonhos inalcançáveis, onde prometem resultados que podem ser impossíveis de serem realizados.
Caso você deseje fazer um curso de educação financeira gratuita, que foi criado por quem realmente entende sobre o assunto, você terá uma boa oportunidade com a Toro.
Na Toro, você pode fazer um curso grátis sobre como tomar as rédeas da situação e criar assim seu futuro.
Dicas que irão te ajudar nessa jornada
Você vai ver agora que seguir algumas dicas de mudança de hábitos financeiro não precisa ser um pesadelo assim.
Entenda a importância da educação financeira primeiro
Você tem conhecimento por todos os seus gastos mensais?
É fundamental saber o quanto você ganha e com tudo que gasta. Pois assim, fica mais fácil encontrar formas de economizar, tanto nas finanças pessoais quanto no controle financeiro familiar.
Saiba a diferença entre preço e valor
Uma viagem com a família, por exemplo, é uma experiência que não tem preço. Já que um sapato de grife pode receber alguns elogios por algum momento, mas logo irá perder o glamour, antes mesmo de você terminar de pagá-lo.
Muitas pessoas apenas dão valor nas coisas só pela fama que elas representam. Mas saiba diferenciar os custos desnecessários daqueles que realmente valem a pena.
Por esse motivo, lembre-se de dar valor ao que importa de verdade.
Aprenda a economizar
Essa dica tem a ver com o que falamos de falar agora aqui em cima: construa uma reserva de emergência.
Saber economizar pode até parecer ser uma tarefa simples, mas nem todo mundo faz da maneira correta.
Já pensou em economizar só com o que sobra no fim do mês? Mas obvio que não.
Sendo sinceros, essa ideia não funciona nada na prática, pois a maioria das pessoas chega no fim do mês com o orçamento apertado.
O melhor a se fazer é poupar dinheiro assim que ele cai na conta. Pode começar com apenas 10% do que ganha, e ir aumentando conforme a disposição.
Evite dívidas
Dívidas, muitas das vezes são sinônimos de juros altos e provocam assim um efeito bola de neve, sendo a ruína de um planejamento financeiro.
Bom, você já pode perceber quanta vantagem uma boa educação financeira pode oferecer não é mesmo?