Publicidade

Conhecido como Projeto 376, terá motor 1.3 turbo do Renegade e visual SUV cupê

Não satisfeita com o lançamento de seu primeiro SUV produzido nacionalmente, a Fiat está desenvolvendo um novo modelo para o segmento. O código do projeto é 376 e será maior e mais complexo que o Pulse. Uma unidade fortemente disfarçada foi encontrada em um posto de gasolina em Curvelo (MG).

A cidade de Minas Gerais abriga o Autódromo dos Cristais, que a Stellantis, proprietária da Fiat, utiliza como campo de testes para seus lançamentos. 

Apesar de vários decalques, além dos adesivos plásticos, o carro fotografado pelo leitor Antonio Carlos já tem a carroceria final. A Autoesporte encontrou algumas novas informações sobre o Projeto 376.

Me conta, ele é maior do que o Pulse?

A grande camada de camuflagem na imagem flagrada do novo SUV da Fiat faz com que a carroceria pareça maior — A primeira é que o modelo, apesar de ser chamado de Pulse SUV coupé, será maior que o primeiro. O tamanho deve ser uma vantagem sobre seu formidável rival, o Volkswagen Nivus, que tem 4,28 metros de comprimento.

Publicidade

Isso permite que a Fiat concorra com a Volkswagen com modelos menores e modelos maiores. Mas a fabricante italiana está tomando providências para que o novo modeloSUV não afete o mercado e gere concorrência nos outros produtos, como por exemplo o Jeep Renegade.

Em alguns pontos de preço, o canibalismo será inevitável. Também porque o 376 (como o chamaremos daqui em diante) compartilhará um 1.3 turbo de 185 cavalos e com o Renegade um automático de seis marchas.

 

Quando chega?

O nível de camuflagem do carro fotografado no teste é um dos termômetros para estimar a data de lançamento. O 376 visto em Curvelo ainda está fortemente disfarçado. No entanto, apesar de parecer uma “mula”, a unidade já tomou sua forma final quando o novo modelo ainda não tinha uma carroceria firme.

A partir de agora, as chances de uma foto de cópia aparecer sem decalques serão muito maiores. Isso porque a Fiat espera lançar o 376 no segundo semestre de 2022.

Dada a agressiva estratégia de lançamento da fabricante, não seria surpresa se a Fiat decidisse revelar seu novo carro no Big Brother Brasil, um dos principais anunciantes do programa. Vale lembrar que o Pulse foi apresentado no final da edição anterior.

 

É o Fastback?

Mas os dois serão bem diferentes na aparência, justamente pelas diferenças entre as marcas. O 376 trará muitas das características do conceito Fastback que a Fiat mostrou no Salão do Automóvel de São Paulo 2018.

Frontline, por exemplo, será bem diferente do Pulse, com identidade própria e, segundo fontes, muitas personalidades. A traseira terá um teto longo.

Foto do Fiat Fastback Concept quando foi apresentado no Salão do Automóvel que ocorreu em São Paulo em 2018 (Foto: Diogo de Oliveira do Autoesporte) — Foto: Auto Esporte

O novo modelo, que chamamos de 376 será ainda mais mais refinado, além das diferenças esperadas no exterior e no próprio motor.

Um exemplo que já pode ser visto é o uso de cinco parafusos para prender a roda enquanto o modelo Pulse tem apenas quatro.

O acabamento também deverá ser mais ser mais “clean” (limpo). Afinal, o primeiro SUV da Fiat produzido no Brasil tem uma cabine moderna, mas materiais rígidos em quase todas as superfícies.

O novo SUV da Fiat será mais refinado que o Pulse. O detalhe da roda com cinco parafusos é um dos grandes indicadores.

Fonte: Autoesporte