Como todos sabem, em 2020 com a crise causada pelo corona vírus, toda economia do Brasil sofreu o impacto gerado.
Assim, seguindo essa lógica, os fundos imobiliários, por estarem ligados de formas indiretas à setores vitais da economia brasileira, como atividades corporativas, comércios, industrias, logística entre outros foram muito afetados.
É algo difícil citar quais são de fato, os melhores fundos imobiliários de 2021. Todavia, mesmo com os efeitos da crise e considerando uma potencial recuperação nos níveis de atividade econômicas, há algumas excelentes oportunidades.
O que são fundos Imobiliários?
Se você fica meio perdido em relação ao significado de fundos imobiliários, iremos te ajudar a continuar sua leitura com uma melhor compreensão.
Um fundo imobiliário é um tipo de “conjunto” de investidores, onde reúnem seus recursos para serem aplicados de forma conjunta em no mercado imobiliário.
A dinâmica mais tradicional é que o dinheiro seja usado na construção ou simplesmente na aquisição de imóveis, que depois serão locados ou arrendados.
Os ganhos obtidos com essas operações são divididos entre os participantes, na proporção em que cada um aplicou.
As decisões sobre o que realmente fazer com esses recursos (tomadas pelo gestor do fundo) precisam seguir objetivos e as políticas pré-definidas.
Os investimentos poderão ser bem sucedidos ou até não, e isso irá determinar a valorização ou a desvalorização das cotas desses fundos.
A soma desses recursos compõe o patrimônio, onde é dividido em cotas ou frações desse fundo em questão.
Quem aplica, na realidade, está comprando cotas. O cotista não pode exercer nenhum direito real sobre o empreendimentos do fundo, ao contrário do proprietário de um imóvel de fato.
No mesmo tempo, também não corresponde pessoalmente por obrigações relacionadas a eles.
Isso é a tarefa do administrador, instituição financeira responsável pelo funcionamento e pela manutenção dessa carteira.
Como funciona o fundo imobiliário?
Entender o que é FII exige que você tenha conhecimento sobre suas principais características. Assim, é uma maneira de investir em uma seleção de atrativos por meio de um condomínio financeiro.
Ao invés de comprar o ativo diretamente, você compra cotas do fundo para a participação dos resultados- e outros investidores fazem o mesmo.
Os recursos captados são movimentados por um gestor profissional, onde seleciona investimentos e realiza as operações.
No caso de fundos imobiliários, eles são classificados dessa maneira porque investem a maior parte desses recursos em ativos e em valores mobiliários ligados ao segmento imobiliário.
Devido às características dos Flls, investir neles pode ter diferentes vantagens. O primeiro diz respeito à acessibilidade.
Afinal, comprar ativos diretamente, sejam eles imóveis, ou títulos de renda fixa, nem sempre é fácil.
Você pode precisar de muito de dinheiro para comprar poucos ativos e correr sempre o risco de ter seu muito direcionado, por exemplo.
Existem também investimentos que estão fora dos investidores comuns.
Dificilmente, pelo exemplo, uma única pessoa conseguiria construir um edifício corporativo de alto padrão. Investir em fundos imobiliários pode resolver esses problemas
Quais os três melhores fundos imobiliários
Seguindo o contexto atual, separamos três diferentes fundos que podem encaixar nos melhores fundos imobiliários:
- XPML11
- HSML11
- VISC11
É claro que por serem muito ativos de renda variável, não é possível garantir com 100% de certeza que um Fundo Imobiliário irá funcionar bem e entregar bons rendimentos aos seus cotistas.
1.XPML11- FUNDO IMOBILIÁRIO DE TIJOLO DO SETOR DE SHOPPINGS
Um fundo que pode se beneficiar muito bem com a retomada das atividades econômicas para 2021 é o FII de Shopping Centers XPML11.
Com toda certeza, o setor foi um dos mais afetados negativamente na crise de 2020, o que resultou na queda nos rendimentos, desvalorização e encerramento de contratos de aluguel.
No entanto, por outro lado, a reabertura gradual dos Shoppings com a proximidade do Natal e uma melhor perspectiva para o próximo ano.
Transformam o XP Malls FII em um dos melhores fundos imobiliários de 2021.
OS pontos fracos do XPML11
O XPML11 observou um aumento na taxa de inadimplência no 2T2020;
Possibilidade de novas medidas restritivas nas cidades onde os Shoppings estão presentes durante o período de pandemia, afetando assim a performance do fundo;
Quedas acentuadas nas vendas das lojas dos Shoppings do Fundo;
Os Rendimentos baixos no curto e médio prazo, até a recuperação do segmento.
1. HSML11- FUNDO IMOBILIÁRIO DE TIJOLO DO SETOR DE SHOPPINGS
Para quem confiou na retomada econômica de Shoppings centers e reaquecimento da economia em 2021, o HSML11 é uma outra oportunidade que aparece.
Tendo sido o maior IPO de FIIs de shoppings do país até 2018, todos os 8 ativos do FII HSI Malls estão reabertos, e desde junho vem mostrando sinais de reversão dos indicadores.
Pontos Fortes do HSML11
- A distribuição de rendimentos do HSML11 não foi interrompida mesmo com a crise do corona vírus.
- Vacância física controlada
- Liquidez de 91 mil negociações diárias na B3, o maior FII de Shoppings do IFIX.
Pontos fracos do HSML11
- Níveis de inadimplência acima de 23% passado.
- Incertezas econômicas e possibilidade de novos fechamentos dos Shoppings podem afetar novamente a performance do fundo;
- Fundo relativamente novo e com 96,4% da carteira concentrada em 5 ativos.
3. VISC11- FUNDO IMOBILIÁRIO DE TIJOLO DO SETOR DE SHOPPINGS
Finalizando o que pode ser o investimento de maior risco em nossa lista de fundos imobiliários de 2021, temos o VISC11, outro fundo de shoppings.
O fundo imobiliário Vinci Shopping Centers também reduziu seus rendimentos, mas não suspendeu por completo o pagamento mensal ao seus cotistas.
Além disso, pela maior diversificação de carteira, apresentou sinais de retomada bem maiores do que seus FIIS correlatos.
Os Pontos fortes do VISC11
O VISC11 retoma a cobrança integral dos aluguéis dos lojistas, o que traz um aumento nos rendimentos para os cotistas;
Fundo imobiliário com maior participação em shoppings, com 15 ativos ao todo;
A rentabilidade total desse fundo desde sua fundação em 2017 está em 14,5 pontos porcentuais acima do IFIX.
Os Pontos Fracos do VISC11
FII de menor liquidez, com média de 25 mil negociações diárias;
Operação ainda reduzida em todos os shoppings, sendo que alguns cinemas permanecem totalmente fechados;
Os ativos de VISC11 passaram por uma certa reavaliação em setembro de 2020 com uma queda de 4,6% no valor patrimonial por cota.
Agora que você já esta ciente dos melhores fundos para serem investidos, faça uma boa escolha!