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Retorno Sobre Investimento, conhecido pela sigla ROI. É uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos, principalmente com Marketing.

Se você ainda não sabe qual o retorno de suas ações de marketing, esse artigo é especialmente para você!

Iremos mostrar a você o que é e como realizar o cálculo simples dessa métrica tão importante do Marketing Digital.

O que é ROI?

ROI é uma abreviação do inglês “Return on investment”- que traduzido seria “Retorno sobre o investimento”.

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Assim como sugere apenas pelo nome, o Retorno sobre o investimento permite saber quanto dinheiro a empresa ganha ou perde com os investimentos feitos em diferentes canais.

É um indicador que fornece o resultado de cada ação ou campanha, além de definir o custo com novas ferramentas e treinamentos para a área.

Dessa maneira, você pode identificar quais serão os investimentos que valerão à pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para poderem praticar melhor.

Essa métrica é fundamental pois permite que você avalie como certas iniciativas específicas contribuem com os resultados da empresa.

Assim, é com base no ROI que conseguirá planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se vale a pena ou não investir em determinados canais.

Por que é tão importante calcular o Retorno sobre investimentos?

O Retorno sobre Investimentos é um indicador eficaz quando se trata de calcular o retorno de uma aplicação, sendo adequado a todos os investimentos e diferentes canais, como os feitos em campanhas de marketing, eventos, entre outros.

Investidores também irão olhar para o Retorno sobre Investimentos quando avaliarem sua empresa, já que é essencial saber quanto você ganhará para calcular se o investimento vale a pena.

Sempre se manter atento a esse indicador também permite que sua empresa planeje muitas metas com base nos resultados possíveis de alcançar, observando o que for realizado anteriormente.

Pode identificar ainda, o tempo que os investimentos levam para trazer o retorno em cada área.

Tenha em mente que sua empresa deve possuir compreensão sobre o que é Retorno sobre Investimento como a métrica influência os seus objetivos.

Qual a fórmula e como calcular o Retorno sobre investimentos?

Existe uma fórmula bem simples para entender como calcular o Retorno sobre Investimento, que se baseia em:

ROI= Receita-custo/ Custo

Exemplo: imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula de ROI acima, temos:

ROI= (100.000- 10.000)/ 10.000

ROI=9

Nesse exemplo (totalmente ilustrativo), O Retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o investimento inicial.

Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem- que no caso, seria 900% de retorno.

O que é classificado como receita?

Receita é tudo o que a empresa arrecada por conta de suas vendas.

Quando calcular o ROI de uma área ou de uma campanha em específico, lembre-se de usar apenas o valor levantado pelo segmento escolhido.

Como exemplo, para o calcular o retorno sobre esses investimentos de uma plataforma de e-commerce, o valor da receita deve representar apenas as vendas desse canal e não o da loja geral.

O que são os “Custos”?

Os Custos são todas aquelas despesas necessárias para permitir uma viabilidade do investimento.

Já no caso do exemplo anterior, da plataforma de e-commerce, os custos são representados pelo valor pago para utilizar a plataforma, o preço de hospedagem do site, os investimentos em anúncios pagos, as despesas com internet, telefone e o que mais for necessário.

Porque o Retorno sobre Investimentos é importante para o sucesso do meu negócio?

O marketing Digital é bem amplo, oferece uma gama incrível de métodos e as ferramentas para quem deseja fazer negócios na internet.

Mas, tantas opções podem confundir mesmo quem já conhece esse assunto muito bem.

Tirando isso, lembre-se que as ações de marketing digital, apesar de confiáveis e eficazes, podem dar resultados diferentes dependendo do nicho do mercado, público-alvo, entre outros detalhes.

Por esse motivo, acompanhe o retorno sobre investimento é essencial. Ele ajuda a responder algumas perguntas profundas sobre esse seu negócio.

É obvio que não adianta esperar encontrar informações bem detalhadas somente com a análise do período de retorno sobre investimento, mas te dará uma boa direção de onde procurar.

Dessa forma, usando outras métricas e indicadores importantes, você poderá se aprofundar melhor nos pontos que precisam de melhorias.

Quais são as limitações do ROI?

Ainda que o cálculo pareça ser a solução para todas as dúvidas em relação aos investimentos da sua empresa e das campanhas de marketing, saiba que ele possui limitações também.

O Retorno sobre Investimentos não considera a duração do investimento

Se falamos de um Retorno sobre Investimentos de 5% ao dia, esse investimento é incrível. No entanto, se estivermos falando de investimento de longo prazo como exemplo, 1 ano, isso já não é uma boa notícia.

O Roi não considera as flutuações de valor devido á inflação

O cálculo do ROI também não considera o aumento (ou até mesmo a redução) da inflação.

Sendo assim, um retorno de 5% ao ano seria dissolvido pelo aumento da inflação ou por conta de outras questões bancárias (impostos, tarifas, entre outros).

O ROI não considera a sazonalidade

Outra grande limitação dessa métrica é que seu resultado não considera as sazonalidade.

Se você usa o Retorno sobre Investimentos para medir um certo investimento de médio ou longo prazo, pode obter um resultado positivo e achar que está bem, sendo que isso não é a realidade.

Dependendo do investimento em questão, esse número pode até ter sido influenciado por alguma ocasião e mascarar os resultados negativos de certos períodos.

O cálculo do ROI pode ser manipulado?

Finalizando, ao analisar os resultados é bem importante entender de onde vieram os números utilizados nesse cálculo.

Um empresário pode comparar o ROI de dois produtos dividindo apenas o lucro bruto gerado por cada um deles e considerar como um custo as despesas da equipe do marketing.

Enquanto isso, a equipe do financeiro pode fazer a mesma análise usando números completamente diferentes.

Por conta disso, quem usa o Retorno de Investimentos para avaliar um investimento deve se certificar de que conhece a origem dos números usando e garantindo que todos os cálculos usem o mesmo padrão.