Financiar um carro nos dias atuais esta sendo uma das melhores opções para se adquirir um carro. Mas com isso vem muitas dúvidas relacionadas.
Um exemplo seria de onde realizar o financiamento, e da maneira mais barata e segura. É algo que muitas pessoas buscam.
Portanto se você possui interesse e saber Qual seria o banco mais barato indicado para fazer um financiamento, confira no artigo que preparamos abaixo.
O que é financiamento?
Que tal darmos uma relembrada sobre financiamento para uma melhor compreensão quando adentramos mais no assunto!
Possuir o próprio carro é desejo de muitas pessoas, não importa o lugar. Mas nem sempre o dinheiro para pagar o veículo de uma só vez estará disponível.
Ai que entra o famoso financiamento de carro. Ele é a forma de pagamento mais usada no Brasil para adquirir esse bem tão desejado.
De acordo com o boletim anual de 2020 da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), 52% dessas compras dos chamados veículos comerciais leves daquele ano em questão, foram pagas com financiamentos.
O financiamento de veículos é uma forma de empréstimo onde a instituição disponibiliza crédito ao cliente para a compra de um veículo.
Nessa operação, a instituição financeira passa o valor do empréstimo que fez ao cliente á loja para quitar o valor do bem.
O empréstimo começa a ser pago em parcelas mensais e geralmente fixas. Como toda à operação do tipo, ele possui taxas de juros, tarifas e seguros, além do IOF (sendo o Imposto sobre Operações financeiras).
E nessa operação, o carro serve como uma garantia do empréstimo ao credor. Por isso, essa linha possui juros mais baixos do que outras modalidades, como o empréstimo pessoal normal ou o cheque especial.
O número de parcelas pode variar de um contrato para outro. Mas em geral após a análise de crédito do cliente, a instituição oferece opções de financiamentos mais curtos, e com parcelas menores, ou mais longas, com prestações bem mais baratas.
E o consumidor opta por aquela que concluir ser a melhor opção.
Quanto mais parcelas o financiamento tiver, maior será a taxa de juros cobrada. Esse é um fator que esta presente no cálculo, porque o crédito vai demorar muito mais para ser quitado, o que pode elevar a chance de ele não ser pago.
O documento do veículo fica no nome do comprador, mas ele não pode transferi-lo antes de quitar todo o financiamento.
Isso porque a transação de crédito fica registrada também. Quando é terminado o pagamento, o consumidor deve pedir á instituição financeira para tirar esse gravame do veículo juntamente a Detran de seu estado.
Caso ocorra das parcelas não serem pagas, o veículo pode ser apreendido pela instituição financeira que concedeu o crédito para se ressarcir do prejuízo.
Por esse motivo ele funciona como uma garantia da operação.
É importante destacarmos que isso é feito depois de muitas tentativas. É o interesse do banco receber o valor da operação e do consumidor ficar com o veículo.
Passo a passo do financiamento de carro
Agora que você entendeu um pouco mais sobre financiamento que tal aprender como se realiza um?
Depois de (planear) financeiro para a compra, comece a procurar um carro.
Por exemplo, modelo, quilometragem, potência do motor, condições mecânicas e físicas (se for um carro usado). Tudo precisa ser avaliado cuidadosamente.
Uma vez selecionado o veículo, ele entra na fase de pagamento. Se for um financiamento, o processo deve envolver uma busca de acordo com seu plano e condições de pagamento para encontrar a oferta mais favorável.
Muitas lojas são afiliadas a instituições que fornecem crédito para compras. Os clientes do banco também podem obter um orçamento do banco onde possuem uma conta.
Avalie qual opção é melhor para você. Para tanto, além da própria taxa de juros, também é necessário comparar o Custo Efetivo Total, ou CET, que é o percentual efetivamente arrecadado nas operações, e inclui ainda IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxas de administração, prêmios de seguros e outras despesas.
Depois de encontrar o melhor plano de financiamento, feche o contrato da transação.
Qual o banco mais barato para fazer um financiamento de veículo?
Banco do Brasil
O banco do Brasil é o Banco mais barato para financiamentos de veículos entre as 5 grandes instituições (que esta incluído Santander, Bradesco, Caixa e Itaú).
Pode-se adquirir carros novos, seminovos (com até 2 anos de uso) ou usados (com até 10 anos de fabricação) por taxas a partir de 16,50% ao ano.
No entanto, é necessário ser correntista do banco para a simulação das condições e contratação da linha de crédito.
Os grandes destaques aqui vão exatamente para:
- O fato de que todo o processo de contratação pode ser feito via aplicativo Banco do Brasil, sem a necessidade de ir para um agência.
- A possibilidade de financiar até 100% do valor do veículo, dependendo do resultado da análise de crédito.
Depois de simular o financiamento, o aplicativo mostra as opções disponíveis para seu perfil.
Basta escolher a que melhor irá se encaixar no seu orçamento e seguir com a contratação.
Qual a porcentagem do veículo pode ser financiada?
Esse percentual varia de acordo com as condições oferecidas de uma instituição para outra.
Alguns permitem financiamento de automóveis de até 100%. Essa situação é vantajosa para quem não economizou dinheiro para fazer a compra portanto, precisa do valor total.
Mas é melhor lembrar que essa alternativa às vezes envolve taxas de juros mais altas. Outras instituições financeiras exigem um adiantamento e o saldo vai para o negócio de crédito.
A porcentagem dessa entrada varia de banco para banco. É pago pelo comprador do carro como parte da liquidação do valor do veículo.
Por outro lado, o consumidor pode economizar uma quantia em dinheiro para a operação, ainda mais do que a entrada exigida.
Em caso afirmativo, pode valer a pena usar. Quanto maior o sinal, menos juros serão cobrados.
Há muitas opções presentes a serem analisadas, portanto antes de tomar qualquer decisão, pesquise, analise e chegue na melhor conclusão a você.