Cuidar das finanças pessoais pode ser uma tarefa exaustiva e chata, principalmente para aqueles que não possui um hábito com números e planilhas, mas acredite é muito importante.
Mas pode se despreocupar, pois hoje em dia já existem diversas ferramentas que pode te ajudar no planejamento financeiro e fazer com que você chegue no fim do mês sem ter a sensação de ter perdido o controle de suas despesas.
Você deve tomar muito cuidado com todos os gastos que fizer, caso contrário corre o risco de se perder em meio as dívidas.
Portanto, não permita que isso aconteça! Confira nesse artigo a importância de um aplicativo no planejamento financeiro e até mesmo algumas dicas.
Vantagens do uso de aplicativos para o planejamento financeiro
A tecnologia é uma grande aliada estando cada vez mais presente em nosso dia dia, onde facilita nossas vidas de maneiras diferentes.
E tratando-se de finanças, não difere sendo cada vez maior o número de aplicativos e programas que forem surgindo com o motivo de nos oferecer diversas facilidades para planejar, investir e controlar nosso dinheiro.
Saber o que cortar ou manter no orçamento
Já com as finanças controladas da devida forma por meio de um aplicativo, fica cada vez mais fácil para o usuário saber o que cortar ou o que manter no orçamento em caso de necessidade.
Com as despesas devidamente organizadas em um único lugar, irá ficar bem mais simples de identificar os custos que poderão ser reduzidos ou cortados em situações de aperto financeiro.
O mesmo irá valer para quem deseja poupar mais dinheiro para investir, por exemplo. Basta apenas acessar seu controle pessoal por aplicativo e ajustar seu orçamento.
Controlar a saída e entrada do dinheiro
Controlar a entrada e a saída de seu dinheiro todos os meses é um dos motivos principais para gerenciar suas finanças por meio de um app de gestão financeira.
Porque, afinal, quem ao menos sabe o quanto ganha e o quanto gasta por mês pode estar em grande desastre financeiro.
A falta de controle de finanças é uma das principais causa de milhões de brasileiros gastarem mais do que recebem e contraírem dívidas.
Se você não pode lidar com todos os fundos que entram e saem de sua conta todos os meses, é provável que, em algum momento, você experimente a amargura do caos financeiro.
Para evitar essas dores de cabeça e manter seu nome limpo, vale a pena usar um aplicativo de gerenciamento financeiro para rastrear suas despesas e receitas ao longo de alguns meses.
Iniciar no aplicativo geralmente é muito simples e permite que você sempre acompanhe todo o histórico financeiro.
Quitar dívidas que podem ser geradas futuramente
Se você está muito endividado, este é outro motivo importante para começar imediatamente a usar aplicativos de gestão financeira para administrar seus fundos.
Afinal, se você não administrar bem o seu dinheiro, é quase impossível usar o dinheiro restante para pagar suas dívidas financeiras no final do mês.
Além disso, ao controlar de forma eficaz suas finanças, você evitará incorrer em novas dívidas – porque suas finanças sempre estarão devidamente organizadas.
Portanto, para quem deseja quitar as dívidas, o uso do app de gestão financeira pode ser um grande aliado nesse processo de economia e poupança, para que as pendências sejam resolvidas.
Para manter as contas organizadas
Você é a pessoa que se esqueceu de pagar as contas ou uma das pessoas que passou pela terrível experiência de ter que pagar multas e juros porque não se lembrou de pagar uma obrigação antes do vencimento?
Nesse caso, os aplicativos de gerenciamento financeiro podem resolver seu problema. Com o aplicativo instalado em seu smartphone, você poderá acessar facilmente todas as contas vincendas e todas as taxas pagas a qualquer momento durante o mês.
Dessa forma, você pode evitar atrasos e esquecimentos e se livrar de dívidas, multas, juros e até mesmo de quaisquer restrições em seu nome – porque todas as dívidas vencidas acabarão manchando sua reputação devido a completa falta de planejamento e organização financeira.
Dicas de alguns aplicativos que pode lhe ajudar nessa tarefa
Agora que você já entendeu um pouco a importância do planejamento financeiro, que tal conhecer algumas opções que poderão te ajudar nesse processo?
1. Money Wise
O money Wise ajuda no controle de orçamento com os gráficos bonitos e os resumos diários de fácil interpretação.
Você pode utilizar diversas categorias nativas ou até mesmo criar outras, de acordo com seu perfil às necessidades.
Todos os dados ficam protegidos por senhas, e também é possível que você exporte as informações para planilhas de Excel, se o objetivo for a impressão e a realização de backups.
O app está disponível par Android e não possui custos.
2. GuiaBolso
A grande vantagem desse aplicativo é automatização das tarefas, fazendo com que você tenha o menos trabalho possível para ter um completo e dinâmico panorama de duas finanças, com as atualizações diárias a cada transação feita.
Depois que insere os dados do internet banking, apenas espere por dois minutos para que o GuiaBolso organize suas despesas em listas temáticas, como educação, saúde e lazer.
Assim, sabendo onde exatamente esta indo seu dinheiro, o que irá ajudar a repensar seus gastos, e concentrar os esforços e fazer com que o orçamento renda mais.
Aplicativo disponível para Android e iOS, e não possui custos.
3. Finanças pessoais
Um grande benefício desse aplicativo é que para as pessoas mais esquecidas de poderão receber mensagens sobre a data de vencimento das contas, o que evitará que os usuários paguem multas e os juros desnecessários.
O Finanças pessoais permite que você tenha a organização de suas despesas e receitas de uma maneira simples e rápido, a fim de saber qual será o orçamento do mês e em que áreas é necessário economizar.
O app também oferece mecanismos de importação e de exportação de dados, tanto em formas de planilhas quanto em calendários mensais onde contem todas as informações relevantes para um diagnóstico preciso.
Portanto, não pense que a organização financeira é indicada apenas para o longo prazo, para um bom controle do seu dinheiro, é a curto e médio prazo, como viagem que você pretende fazer, compra de carro e outras coisas.